Grupo E-Sophi@: Liliana Vidal   *  Jorge Soares  * José Neto *  Maria Cristina *  Natália Sarmento

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Como participar na discussão do Guião colectivo?

O Guião que está no Docs foi uma versão do mesmo a que chegámos em Grupo.

Agora estamos noutra fase. interessa ir ao Moodle e discutir as diversas propostas apresentadas tendo em vista a construção de um Guião colectivo.

Quando escreverem, acho que devem valorizar o nosso/vosso Guião, o que até é simples:

- Nós não fizemos um trabalho de Mestrado com toda a fundamentação à partida, porque o objectivo seria participar na construção de um Guião colectivo;

- Apenas temos questões abertas - como o prof disse que devia ser - porque as pessoas irão falar para um gravador;

- Não interessa acrescentar mais perguntas, por acrescentar, senão a entrevista ficará inviável para 30 minutos e ninguém suporta uma seca maior;

- O que interessa é ver quais são as perguntas "importantes" a manter no questionário colectivo. Para decidirem quais são as perguntas "importantes" deverão ter presentes as hipóteses a testar.

Boas participações!

domingo, 4 de dezembro de 2011

Análise Temática

Laurence Bardin é o manual clássico da Análise de Conteúdo que refere diversas técnicas “para ver o que há nos textos”. Vê-se tratando o material bruto, segundo regras precisas, que nos conduzem a índices referentes ao conteúdo dos documentos, operação designada por codificação.

Entre as modalidades de codificação que apresenta, a Análise Temática é particularmente eficaz porque é afastada a utopia do observador neutro que se deixa conduzir pelo texto, não podendo deixar escapar qualquer pormenor. Na Análise Temática recorta-se da palha das entrevistas os excertos que são importantes, mas o critério para definir o que é importante provém da teoria.



Apresentação no Google Docs