Grupo E-Sophi@: Liliana Vidal   *  Jorge Soares  * José Neto *  Maria Cristina *  Natália Sarmento

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Design-Based Research - 1ª aproximação

Investigação Aplicada sobre o Desenho (design-based research) (DBR) é uma metodologia de investigação desenvolvida como uma forma de melhorar as práticas educativas através de pesquisas prévias, levadas a cabo no terreno, em contexto real, com a colaboração directa de investigadores e professores.

Segundo Design-Based Research Collective (2003) “design-based research can help create and extend knowledge about developing, enacting, and sustaining innovative learning environments.”

As cinco características básicas da DBR, segundo Wang e Hannafin (2005), são: “Pragmatic, Grounded, Interactive, iterative and flexible, Integrative, and Contextual” (p. 7).

- Pragmática porque tem como objectivos solucionar problemas reais, criando, através de processos de investigação, tanto ferramentas como teorias;

- Fundamentada na teoria e no contexto real;

- Interactiva por requerer a colaboração entre pesquisadores e profissionais; iterativa e flexível por ao longo da investigação as teorias e intervenções sofrerem constantes mudanças e melhorias;

- Integradora porque os investigadores utilizam vários métodos e abordagens de investigação;

- Contextualizada porque os resultados da investigação são “connected with both the design process through which results are generated and the setting where the research is conducted” (Wang & Hannafin, 2005, p. 11).

continuar

Sem comentários:

Enviar um comentário