Voltando a responder à diferença entre questões e problemática. Imaginem que estavam a redigir a vossa tese. Provavelmente uma boa estrutura da tese não divergirá em muito do modelo que apresento abaixo em 5 partes:
1ª PARTE
Considerações + Objecto de estudo + Interesse para as análises sociológicas sobre as questões educativas + Originalidade do trabalho
2ª PARTE
Problemática teórica + Investigação exploratória + Modelos analíticos + Hipóteses formuladas
3ª PARTE
Métodos e técnicas + Análise crítica
4ª PARTE
Interpretação sociológica
5ª PARTE
Conclusões
As questões centrais que justificam o trabalho terão de ser apresentadas logo na Introdução. São a razão de ser do próprio trabalho. Exemplo: em que medida o MCEM corresponde ás expectativas dos estudantes?
Na problemática, seriam discutidas questões polémicas como: porquê adoptar determinado modelo teórico, como limitar o objecto de estudo, problemas que se colocam a uma recolha de dados "ideal", ou continuando o exemplo imaginem os problemas que teríamos em operacionalizar as "expectativas dos estudantes", até porque não têm que ser semelhantes para todos.
Sem comentários:
Enviar um comentário