Sobre este tópico existem muitos textos na Internet:
http://xa.yimg.com/kq/groups/22703089/875888180/name/artigo+question%C3%A1rio.pdf
Como não posso referir-me a tudo, escolherei apenas alguns aspectos.
Frequentemente distinguem-se Questões ABERTAS de Questões FECHADAS, mas raramente se pensa num modelo de perguntas que compatibilize as vantagens de ambos os tipos de questões e minimize as suas desvantagens. Se a uma Questão FECHADA se acrescentar uma opção aberta (um espaço em branco permitindo a indicação de OUTRA razão) obtém-se uma questão SEMI-ABERTA OU SEMI-FECHADA, que do meu ponto de vista é mais eficaz que qualquer dos modelos anteriores. Se o questionário estiver bem pensado, estarão previstas as hipóteses quase todas na parte fechada, e então o apuramento dos dados será quase tão rápido como se só tivesse questões fechadas. Para tratamento destes dados a ferramenta mais indicada é SPSS - www.spss.com - que em Portugal quase ninguém conhece. Este software permite cruzar as respostas obtidas numas questões, com as obtidas noutras, o que não é possível fazer no Excel. Imaginem que gostariam de comparar os rapazes com as raparigas que gostam de Matemática em diversos níveis etários! Têm toda a informação na base de dados, mas em colunas diferentes!
Quanto às respostas abertas (itens OUTRAS) seria necessário recortar as principais ideias veiculadas com frequência, agrupando as respostas em categorias significativas (distintas das outras e homogéneas). Este recorte de ideias principais é referido por BARDIN como "Análise Temática".
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